O mundo está mudando e se tornando cada vez mais acelerado, fazendo com que muitos empreendedores comecem a realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Por conta disso, surgiu um novo termo para tratar desse novo profissional: empreendedor multitarefas.
Sem sombra de dúvidas, é um tema bastante polêmico e que ainda vai render muito tempo de discussão e argumentos para ambos um lados. De um lado, existe o grupo de pessoas que acredita que, realmente, é a melhor saída para fazer tudo ao mesmo tempo.
Do outro lado, estão as pessoas mais racionais e mais comedidas, que acreditam que realizar tudo de uma vez só não é a melhor opção. Sabendo disso, no artigo de hoje, vamos falar sobre o que é um empreendedor multitarefas e quais os possíveis riscos dessa atuação.
Você é um empreendedor multitarefas?
Empreendedor multitarefas nada mais é do que um profissional que realiza todas as atividades da empresa sozinho, ou pelo menos boa parte delas. Nesse caso, imagine pensar em todos os setores que devem compor uma empresa: administrativo, recursos humanos, financeiro, TI, entre outros.
Bem, no caso do empreendedor multitarefas, não existe setor, e sim uma concentração de atividades em uma única pessoa. Na prática, é ele o responsável por admitir e demitir funcionários, fechar contratos com fornecedores e organizar a parte contábil.
É claro que esse tipo de atuação é vista normalmente em empresas menores, que ainda não possuem tanta possibilidade para investir. No entanto, você já viu uma empresa ser grande com um empreendedor multitarefas?
Não é preciso muito para perceber os possíveis riscos e, principalmente, perceber que é uma prática que acaba dificultando o crescimento real da empresa.
Quais os problemas de ser empreendedor multitarefas?
Agora que você já entendeu melhor o que é um empreendedor multitarefas, vamos tratar sobre quais são os problemas encontrados nessa atuação no dia a dia.
1. Maior probabilidade de erros
Apesar da tentativa, os seres humanos não foram feitos para realizar milhares de coisas ao mesmo tempo, principalmente se quiser garantir sua total atenção. Pensando nisso, é natural perceber que algo pode dar errado ao tentar resolver tudo no mesmo momento.
A probabilidade de erro é muito maior quando você está realizando uma tarefa em conjunto com outras três, do que quando uma tarefa é realizada de maneira isolada. O primeiro caso é exatamente o que ocorre com um empreendedor multitarefas.
Ter que falar com clientes, debater valores de contrato com fornecedores e contratar uma nova funcionária não são tarefas que devam ser feitas de qualquer maneira. Para isso, é preciso de atenção para realizar cada uma delas.
Quando não ocorre essa separação, a chance de erro aumenta consideravelmente.
2. Problemas de ansiedade
Assim como todo profissional, o empreendedor também passa por situações de muita exigência física e mental. Quando é o responsável por absolutamente tudo de um negócio, esse problema tende a aumentar consideravelmente.
Normalmente, o maior problema encontrado é a sobrecarga de tarefas, visto que não tem outra pessoa para dividir os afazeres. Com isso, as ondas de ansiedade para conseguir dar conta começam a surgir.
Por conta disso, muitas pessoas falam sobre o empreendedor multitarefas não ter problemas apenas de gestão, mas a própria qualidade de vida passa a ser prejudicada. Além disso, o foco para realizar qualquer tarefa também já não é o mesmo, e é sobre isso que falaremos abaixo.
3. Perda de produtividade
Imagine que você precisa realizar várias tarefas ao mesmo tempo, depois, imagine como seria realizar apenas uma dessas tarefas, ignorando completamente as outras duas. O que parece mais produtivo?
Naturalmente, realizar uma tarefa por vez faz com que nosso cérebro entenda que aquele deve ser o foco, fazendo com que sua atenção e expertise sejam direcionadas a essa atividade.
Quando nossa cabeça precisa se dividir em várias atividades diferentes, as chances da produtividade se manter em cima são muito baixas. Isso ocorre principalmente pela necessidade de foco para realizar algo de maneira correta.
4. Sem oportunidades de negócio
Quando você é um empreendedor multitarefas e precisa resolver tudo sozinho e sem muita atenção para as atividades, existe algo que começa a ser perdido: seu diferencial.
Afinal, como pensar em um novo produto ou em um novo serviço para ofertar, quando você precisa se preocupar com todos os setores do negócio de uma vez só? Não é difícil perceber que isso gera uma diminuição de competitividade.
Isso ocorre não só para novos produtos, mas até mesmo para otimização do que já existe no negócio. Por exemplo, um determinado sistema desatualizado que não recebe a atenção devida, gerando uma vulnerabilidade de ataques cibernéticos.
Ou seja, apesar de estar fazendo muito ao mesmo tempo, o empreendedor não consegue perceber que está mantendo sua empresa estagnada no meso local. No fim, não adianta todo o trabalho realizado de maneira incessante.
Mas, e se for a única solução?
Mesmo conhecendo os riscos e as problemáticas de ser um empreendedor multitarefas, essa ainda é a solução para boa parte dos profissionais do país. Afinal, como dissemos anteriormente, muitas vezes pequenas empresas ainda não possuem capital para investir em pessoas.
No entanto, existem outras soluções, como a terceirização. A terceirização de um setor é uma das formas que as empresas tem encontrado para garantir seu pleno funcionamento, sem causar um acúmulo de funções.
Na medida do possível, o ideal é sempre buscar apoio de mais pessoas para determinadas tarefas, lembrando que fazer tudo não significa necessariamente que tudo vá sair como o planejado.
Por isso, estude bem sobre o tema, conheça seu mercado e seu negócio, avalie os riscos antes de decidir cuidar de tudo da sua empresa de maneira centralizada. Na prática, existem setores da empresa que precisam mais da sua atenção do que outros.